segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Identidade cultural na pós-modernidade




Aparentemente não há relação entre o vídeo e o tema que vou tratar!
Mas somente
aparentemente. Pense no "estranhamento" (antropologicamente falando) ao perceber que uma pessoa estereotipada-geralmente como marginal- pela sua aparência, tem contribuições imensas para percebemos o quanto é prejudicial não aceitar o dito diferente.

Por preconceito poderíamos não ter assistido o vídeo achando ser algo irrelevante.
É exatamente essa uma das questões de identidade que vêm bater à nossa porta!!

Há quem diga que o conceito de identidade cultural está entrando em crise. Outros falam de uma reedição da Identidade: pós-moderna, multicultural, multiétinica. Identidades que utilizamos como roupas e trocamos de acordo com o clima. Estranho não?! Isso é assustador!!! O que é o "eu" afinal??

As relações sociais se dão cada vez mais de forma caótica.
A moral, os costumes, os valores, as tradições estão sendo trituradas e batidas num grande liquidificador! E isso é ruim?? Respaldados pela "moral cristã" a Santa inquisição matou milhares de "pecadores infiéis". Baseados em valores e costumes, Nazistas dizimaram milhares de pessoas. . .

As palavras de ordem agora: tolerância, aceitação... Por que "marginalizar" o que nos parece diferente se este também faz parte de nós, faz parte da sociedade que nos molda, é moldada e transformada por nós??


1 comentários:

Yêda Maria disse...

Sua reflexão é muito pertinente. Numa perspectiva etnocêntrica de construção social fomos condicionados a não aceitar o que os parece diferente sendo o preconceito a grande expressão de tal intolerância.
Acretido que no atual contexto em que estamos inseridos, o "etnocentrismo" está em desuso, é careta.

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
VOLTE SEMPRE!!! :)